Modalidades para Inscrição de Trabalhos

O Trabalho pode ser submetido em 2 Modalidades:

1- Artigo Científico

2- Caso de Sucesso

 

As Normas de Submiss√£o est√£o descritas a seguir.

 

1. Artigo Científico

1.1. Submissão de Artigo Científico

Enviar o Artigo Completo ao e-mail da comissão técnica ( This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.  ).

 

1.2. Normas para Formatação do Artigo Científico

Os Trabalhos Científicos publicados em Língua Portuguesa.

As Normas para Publicação estão descritas a seguir:

 

SIMULAÇÃO: um estudo de caso na empresa X

 

SILVA, Fulana¬Ļ; SANTOS, Ciclana¬≤; SOUZA, Beltrano¬≥

 

¬Ļ Universidade de Passo Fundo (UPF),¬† This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. ; ¬≤ Instituto de Engenharia,¬† This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. ; ¬≥ Universidade de Passo Fundo,¬† This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. .

 

 

 

RESUMO

Texto do Resumo em tamanho 12 pt, fonte Times New Roman, com no máximo 200 palavras.

√Č a apresenta√ß√£o concisa dos pontos relevantes do trabalho, fornecendo uma vis√£o r√°pida e clara do conte√ļdo e das conclus√Ķes do trabalho. O resumo tem por finalidade apresentar uma no√ß√£o geral do trabalho realizado e relatado do decorrer do tempo de modo que o leitor n√£o precise ler todo o relat√≥rio para avaliar a import√Ęncia do mesmo para sua √°rea de interesse.

Orienta√ß√£o: o resumo deve ser composto de uma sequ√™ncia corrente de frases concisas e ser apresentado como um √ļnico par√°grafo. Devem ser apresentados:

·        o tema,

·        o problema e justificativa,

·        os objetivos,

·        a metodologia,

¬∑¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†os resultados e as conclus√Ķes alcan√ßadas com o desenvolvimento do trabalho.

 

Citar 3 Palavras-chaves.

 

FOMENTO: Se houver, informar a instituição de fomento no final do resumo.

 

1. INTRODUÇÃO

Descrever uma vis√£o geral sobre o tema com defini√ß√£o dos objetivos do trabalho, problema, justificativa/ relev√Ęncia da pesquisa.

 

2. REVIS√ÉO BIBLIOGR√ĀFICA

Revisão bibliográfica dos conceitos necessários para a elaboração do trabalho.

 

3. PROCEDIMENTO METODOL√ďGICO

Descrever como o trabalho foi realizado (procedimentos, estratégias, sujeitos participantes, documentos, equipamentos, ambientes etc.) incluindo, se for o caso, a análise estatística empregada.

 

4. RESULTADOS E DISCUSS√ēES

Descrição e discussão dos resultados obtidos.

 

5. CONSIDERA√á√ēES FINAIS OU CONCLUS√ÉO

Descrever de forma objetiva e resumida os principais pontos, sugest√Ķes, limites ou vantagens, ou, provoca√ß√Ķes cr√≠ticas apontadas pela pesquisa.

 

REFER√äNCIAS BIBLIOGR√ĀFICAS

Indicar a bibliografia utilizada e citada no texto de acordo com as normas vigentes da ABNT.

Nas Referências a fonte utilizada poderá ser tamanho 11.

 

FOMENTO

Se houver, informar a instituição de fomento no final do resumo.

  

O texto do trabalho deve definir claramente o tema que ser√° examinado, a metodologia utilizada na pesquisa e apresentar as suas teses e argumentos e considera√ß√Ķes finais ou conclus√Ķes e referencial utilizado.

 

 

 

Formatação dos artigos técnicos

Para submeter os trabalhos, o autor deverá seguir as regras de formatação abaixo para o texto do artigo:

‚óŹ Espa√ßamento e fonte: espa√ßamento simples, com letras de tamanho 12 pt, fonte¬†Times New Roman,¬†digitado em editor de texto compat√≠vel com Microsoft Word para Windows.

‚óŹ ¬†Layout da P√°gina: Margens superior e esquerda de 3cm; Margens inferior e direita de 2cm.

‚óŹ T√≠tulo: o t√≠tulo dever√° vir na primeira linha do documento, centralizado, em fonte tamanho 14 pt em negrito.

‚óŹ Autor: os nomes dos autores, juntamente com o endere√ßo de e-mail, dever√£o vir duas linhas abaixo do t√≠tulo, com tamanho 10 pt, fonte Times New Roman (ser√° permitido no m√°ximo 5 autores por artigo).

‚óŹ Resumo: duas linhas abaixo dos nomes dos autores, cujo conte√ļdo explicite sucintamente o que foi feito, fonte tamanho 11 pt, com no m√°ximo 200 palavras.

‚óŹ Subt√≠tulos: os subt√≠tulos do trabalho devem ser numerados, posicionados √† esquerda, em negrito, fonte tamanho 12 pt. O primeiro subt√≠tulo deve ser posicionado duas linhas abaixo do resumo.

‚óŹ Texto: o corpo do texto deve iniciar imediatamente abaixo do subt√≠tulo, utilizando fonte tamanho 12 pt, justificado na direita e esquerda, com espa√ßamento simples entre linhas.

‚óŹ Numera√ß√£o das p√°ginas: n√£o devem ser numeradas.

‚óŹ Tamanho do documento: O trabalho dever√° conter no m√≠nimo 08 (oito) e no m√°ximo 10 (dez) p√°ginas no tamanho A4, incluindo anexos, tabelas e gr√°ficos.

‚óŹ Figuras e Fotos: caso existam fotos ou figuras, estas devem estar no formato .jpg. Os t√≠tulos das figuras ficam abaixo delas.

‚óŹ Quadros e Tabelas: as linhas dos t√≠tulos das tabelas e quadros s√£o separadas por espa√ßo simples, iniciando-se na margem esquerda e n√£o ultrapassando os limites das tabelas e quadros.

‚óŹ Notas: na exist√™ncia de notas de rodap√©, o espa√ßo entre as linhas √© simples, numeradas sequencialmente.

‚óŹ Refer√™ncias Bibliogr√°ficas: incluir refer√™ncias bibliogr√°ficas ap√≥s a Conclus√£o ou Considera√ß√Ķes Finais.

‚óŹ Anexos: os anexos devem vir ao final do trabalho, e ser√£o contados para limita√ß√£o do n√ļmero de p√°ginas do trabalho.

 

‚óŹ Tamanho M√°ximo de Arquivo: 5 MBytes.

 

 

 

 

2. Caso de Sucesso

2.1. Submiss√£o de Caso de Sucesso

 

Enviar Apresentação em Power Point sobre casos reais de sucesso, ao e-mail da comissão técnica 

( This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. ).

 

2.2. Normas para Apresentação do Caso de Sucesso

Esta modalidade se refere à apresentação de Casos Reais de Sucesso e Melhoria nas Empresas. Os autores podem submeter o seu trabalho em formato de arquivo Power Point, com no máximo 15 slides. Os trabalhos aceitos terão o tempo máximo de 15 minutos para apresentação e 5 minutos de questionamentos.

Tópicos sugeridos seguem:

 

1. Identificação do Problema;

2. Ambiente/Situação: descrição breve sobre o ambiente do problema, incluindo empresa e/ou setor;

3. Metodologia/técnica: o procedimento metodológico aplicado para resolver o problema;

4. Análise do resultado da melhoria: comparação da situação anterior e atual;

5. Considera√ß√Ķes Finais.