V.1, 2016.

Normas para Publicação

Os Trabalhos Científicos publicados em Língua Portuguesa.

As Normas para Publicação estão descritas a seguir:

 

SIMULAÇÃO: um estudo de caso na empresa X

 

SILVA, Fulana¬Ļ; SANTOS, Ciclana¬≤; SOUZA, Beltrano¬≥

 

¬Ļ Universidade de Passo Fundo (UPF), This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. ; ¬≤ Instituto de Engenharia, This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. ; ¬≥ Universidade de Passo Fundo, This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. .

 

 

 

RESUMO

Texto do Resumo em tamanho 12 pt, fonte Times New Roman, com no m√°ximo 200 palavras.

√Č a apresenta√ß√£o concisa dos pontos relevantes do trabalho, fornecendo uma vis√£o r√°pida e clara do conte√ļdo e das conclus√Ķes do trabalho. O resumo tem por finalidade apresentar uma no√ß√£o geral do trabalho realizado e relatado do decorrer do tempo de modo que o leitor n√£o precise ler todo o relat√≥rio para avaliar a import√Ęncia do mesmo para sua √°rea de interesse.

Orienta√ß√£o: o resumo deve ser composto de uma sequ√™ncia corrente de frases concisas e ser apresentado como um √ļnico par√°grafo. Devem ser apresentados:

·        o tema,

·        o problema e justificativa,

·        os objetivos,

·        a metodologia,

¬∑¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬† os resultados e as conclus√Ķes alcan√ßadas com o desenvolvimento do trabalho.

 

Citar 3 Palavras-chaves.

 

FOMENTO: Se houver, informar a instituição de fomento no final do resumo.

 

1. INTRODUÇÃO

Descrever uma vis√£o geral sobre o tema com defini√ß√£o dos objetivos do trabalho, problema, justificativa/ relev√Ęncia da pesquisa.

 

2. REVIS√ÉO BIBLIOGR√ĀFICA

Revisão bibliográfica dos conceitos necessários para a elaboração do trabalho.

 

3. PROCEDIMENTO METODOL√ďGICO

Descrever como o trabalho foi realizado (procedimentos, estratégias, sujeitos participantes, documentos, equipamentos, ambientes etc.) incluindo, se for o caso, a análise estatística empregada.

 

4. RESULTADOS E DISCUSS√ēES

Descrição e discussão dos resultados obtidos.

 

5. CONSIDERA√á√ēES FINAIS OU CONCLUS√ÉO

Descrever de forma objetiva e resumida os principais pontos, sugest√Ķes, limites ou vantagens, ou, provoca√ß√Ķes cr√≠ticas apontadas pela pesquisa.

 

REFER√äNCIAS BIBLIOGR√ĀFICAS

Indicar a bibliografia utilizada e citada no texto de acordo com as normas vigentes da ABNT.

Nas Referências a fonte utilizada poderá ser tamanho 11.

 

FOMENTO

Se houver, informar a instituição de fomento no final do resumo.

 

O texto do trabalho deve definir claramente o tema que ser√° examinado, a metodologia utilizada na pesquisa e apresentar as suas teses e argumentos e considera√ß√Ķes finais ou conclus√Ķes e referencial utilizado.

 

 

 

Formatação dos artigos técnicos

Para submeter os trabalhos, o autor deverá seguir as regras de formatação abaixo para o texto do artigo:

‚óŹ Espa√ßamento e fonte: espa√ßamento simples, com letras de tamanho 12 pt, fonte Times New Roman, digitado em editor de texto compat√≠vel com Microsoft Word para Windows.

‚óŹ ¬†Layout da P√°gina: Margens superior e esquerda de 3cm; Margens inferior e direita de 2cm.

‚óŹ T√≠tulo: o t√≠tulo dever√° vir na primeira linha do documento, centralizado, em fonte tamanho 14 pt em negrito.

‚óŹ Autor: os nomes dos autores, juntamente com o endere√ßo de e-mail, dever√£o vir duas linhas abaixo do t√≠tulo, com tamanho 10 pt, fonte Times New Roman (ser√° permitido no m√°ximo 5 autores por artigo).

‚óŹ Resumo: duas linhas abaixo dos nomes dos autores, cujo conte√ļdo explicite sucintamente o que foi feito, fonte tamanho 11 pt, com no m√°ximo 200 palavras.

‚óŹ Subt√≠tulos: os subt√≠tulos do trabalho devem ser numerados, posicionados √† esquerda, em negrito, fonte tamanho 12 pt. O primeiro subt√≠tulo deve ser posicionado duas linhas abaixo do resumo.

‚óŹ Texto: o corpo do texto deve iniciar imediatamente abaixo do subt√≠tulo, utilizando fonte tamanho 12 pt, justificado na direita e esquerda, com espa√ßamento simples entre linhas.

‚óŹ Numera√ß√£o das p√°ginas: n√£o devem ser numeradas.

‚óŹ Tamanho do documento: O trabalho dever√° conter no m√≠nimo 08 (oito) e no m√°ximo 10 (dez) p√°ginas no tamanho A4, incluindo anexos, tabelas e gr√°ficos.

‚óŹ Figuras e Fotos: caso existam fotos ou figuras, estas devem estar no formato .jpg. Os t√≠tulos das figuras ficam abaixo delas.

‚óŹ Quadros e Tabelas: as linhas dos t√≠tulos das tabelas e quadros s√£o separadas por espa√ßo simples, iniciando-se na margem esquerda e n√£o ultrapassando os limites das tabelas e quadros.

‚óŹ Notas: na exist√™ncia de notas de rodap√©, o espa√ßo entre as linhas √© simples, numeradas sequencialmente.

‚óŹ Refer√™ncias Bibliogr√°ficas: incluir refer√™ncias bibliogr√°ficas ap√≥s a Conclus√£o ou Considera√ß√Ķes Finais.

‚óŹ Anexos: os anexos devem vir ao final do trabalho, e ser√£o contados para limita√ß√£o do n√ļmero de p√°ginas do trabalho.

‚óŹ Tamanho M√°ximo de Arquivo: 5 MBytes.